Cardeal de São Paulo é agredido durante missa e chamado de comunista



O cardeal arcebispo de São Paulo, Odilo Scherer, foi atacado durante uma missa na Catedral da Sé, na manhã de quarta (23), por uma mulher que o acusou de ser um comunista infiltrado na Igreja Católica. Aos gritos ela dizia: “Você a CNBB [Conferência Nacional dos Bispos do Brasil] são comunistas infiltrados; não podem fazer isso com a minha Igreja''. Depois avançou sobre ele, arrancou sua mitra, derrubando-o no chão e arranhando seu rosto. As informações são de Laura Capriglione e Mauro Lopes, dos Jornalistas Livres.
Odilo levantou-se com a ajuda de outras pessoas e seguiu caminhando e abençoando às pessoas na catedral.
A agressora apresentava evidentes sinais de transtornos emocionais. Ela também reclamou de que a Igreja Católica tratava demais de reforma agrária e reforma política ao invés de reformar a própria instituição.
Odilo Scherer, apesar de já ser sido criticado por pessoas que enxergam comunistas em Sucrilhos, não pertence à Teologia da Libertação – corrente da igreja católica que interpreta o evangelho no sentido da libertação da injustiça e da desigualdade social, prega a opção pelos pobres e conta com inspiração marxista.
Poderíamos alegar que a mulher que atacou o cardeal, transtornada, nem sabia o significado do que falava. Poderíamos. Mas, infelizmente, esse tipo de ataque se tornou rotina. E o conteúdo do que el falou tem sido repetido à exaustão nas ruas, nas redes sociais, nos veículos de comunicação.
Quem plantou esse discurso em sua cabeça? Mesmo que seja uma realidade a agressão nunca será o caminho correto.
O pior é que os insufladores nem precisam ir a público cometer agressões contra quem usa a cor vermelha em roupas, bicicletas ou bolsas. Da mesma forma que não é a mão de religiosos, blogueiros ou deputados que seguram a faca, o revólver ou a lâmpada fluorescente que atacam gays e lésbicas. Mas são eles que, muitas vezes, na busca por audiência ou para encaixar um fato em sua visão de mundo, tornam a agressão banal, quase uma necessidade para restabelecer a ordem das coisas. Uma ação divina que será cumprida pelas “pessoas de bem''.
Share on Google Plus

About Plano Odontológico

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.