Casos de H1N1 disparam no PR em apenas uma semana, passam de 22 para 60














O Paraná tem 60 casos confirmados de gripe H1N1. O número, que contabiliza os registros desde janeiro deste ano, é o de pacientes que passaram por unidades de verificação, onde há a constatação dos vírus que circulam no estado.
Os dados da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) revelam um motivo de preocupação: a antecipação dos casos. Fato que pode estar relacionado ao aumento de ocorrências em São Paulo, estado vizinho, que enfrenta um surto da Influenza A. Como lembra a infectologista e epidemiologista Marta Fragoso.
A vacinação contra o vírus da gripe H1N1 deve começar no dia 25 de abril. A Secretaria da Saúde afirmou que recebeu a confirmação do Ministério da Saúde de que as primeiras doses da vacina devem chegar ao estado no fim desta semana.
O início dos sintomas da gripe H1N1 é semelhante à gripe convencional, mas com evolução mais rápida. Se há o surgimento de fortes dores de cabeça, dor no corpo, febre e, principalmente, dificuldade para respirar, o paciente deve procurar uma unidade de saúde imediatamente.
A doença tem grande potencial de levar o paciente a óbito. Segundo o bioquímico Marcos Kozlowski, o diagnóstico desse tipo de gripe demora até 15 dias.
Os cuidados para prevenção são básicos, mas fundamentais: manter as mãos lavadas, ambientes ventilados, boa higiene nasal e também manter a hidratação do corpo. Uma dica dos especialistas é sempre carregar na bolsa ou no carro o álcool 70, que pode ser em gel, e serve para desinfectar as mãos.
Share on Google Plus

About Plano Odontológico

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.